quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Lei do escuta

Como prometido iniciamos a dinamização do blog, com um contributo da comunidade, visto que a Companheira Anémona ( Inês), eu neste caso, estou a dar uma ajuda na Flotilha. Para além de irmos disponibilizando o aviso às actividades de cada fim de semana, também iremos pondo o que é importante cada moço se ir preocupando no seu percurso. O Chefe Luís já se encarregou de pôr algumas coisas bastantes importantes, a mim de momento resta-me pôr a Lei escutista, uma vez que fui a encarregada de expor esta aos aspirantes, noviços e moços que se apresentaram neste dia à actividade.

Introdução




Robert Baden- Powell of Gilwell (1857-1941) – Fundador do Movimento Escutista, em 1907, levando um grupo de rapazes para a Ilha de Browsea.

“ O Escutismo é um alegre divertimento ao ar livre, onde homens, rapazes e raparigas podem, em conjunto, entregar-se à aventura como irmãos mais velhos e mais novos, colhendo saúde e felecidade, habilidade manual e espirito de auxiliar o próximo.”

A Divisa Escutista: Sempre Pronto ou Alerta, que quer dizer que hás-de estar sempre fisicamente e mentalmente pronto para cumprires o teu dever.

Distintivo Escutista : é a flor de lis, que num mapa ou numa bússola indica o norte. Mostra a maneira de cumprir o dever e auxiliar os outros.

A lei escutista

1º A Honra do Escuta Inspira Confiança

A nossa primeira missão de Escuteiros é, pois, a de sermos criadores de confiança em nosso redor. É o nosso primeiro dever e é nossa honra cumpri-lo.

2ªºO Escuta é Leal

O escuta é leal à sua pátria, esta não é mais que o sentimento de pertencer a uma comunidade, ser um cidadão consciente.

O escuta é leal aos seus pais: não lhes recusará a confiança, nem a afeição, nem a obediência.

O escuta é leal aos seus chefes e aos seus subordinados: a hierarquia da partilha e do grupo. O Escuteiro tem de se colocar em plena lealdade, tanto nas suas relações com os chefes como na relação do restante grupo.


3º O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção

 O Escuteiro é “ feito para o serviço”.Só assim se torna verdadeiramente Escuteiro, desde da sua promessa, se compromete a “auxiliar o seu semelhante e, todas as circunstâncias”.



4ª O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas

Amizade – “ sentimento de afeição , distinto do amor, que une uma pessoa a outra”
O “dever do Escuta começa em casa”.
B.P opõe a amizade e faternidade ao egoísmo individualista e ao partiotismo mal compreendido e, sobretudo, ao espírito de classe.
A Fraternidade escutista – “ amigo de todos”, o Escuteiro será também “ irmão de todos os outros Escutas”, pois todos os Escuteiros pertencem à mesma vasta família que é o Escutismo. É por isso que na promessa todo o Escuta diz “ Prometo”, e lhe é respondido: “ a partir de agora fazes parte da grande fraternidade escutista”.

5º O Escuta é Delicado e Respeitador

A delicadeza escutista é feita de sinceridade, de simpatia, de respeito pelos outros. A primeira delicadeza do escuteiro será sempre o sorriso , porque este é sinal de acolhimento e de confiança, porque desarma os agressivos e encoraja os tímidos. Este dom generoso, espontâneo, da simpatia para com o outro é, além disso, um estrito dever de justiça. Jesus disse: “ com a medida que merdides serei medido também” e o Pe. Héret, um ods grandes assistentes escutistas do passado, afirmava sem hesitar que a”a delicadeza é uma justiça” ao mesmo tempo que o “ agrado da vida”.

6º O Escuta protege as Plantas e os Animais

O acampamento é a actividade essencial do Escutismo, é por isso que o Escuteiro é colocado no coração da natureza: ele pode descobri-la, contemplá-la, admirá-la.E, no entanto, não esquecer que a sua vocação de homem é de modificar esta natureza pelo seu trabalho. O seu campo é um estaleiro de construção, mas se ele corta as àrvores e recolhe a madeira, fá-lo com respeito que devemos às suas matérias verdadeiras e vivas. Porque o Escuteiro “ vê na natureza a obra de Deus”, descobre-lhe o carácter sagrado e respeita-a.

7º O Escuta é Obediente 

“ O Escuta obedece aos seus pais, ao seu guia de patrulha e ao seu chefe sem recriminar”
Baden-Powell acentuava:
O Escuteiro não obedece a uqalquer um. Mas aos pais que Deus lhe deu, e aos chefes ao tornar-se Escuteiro.
Quando o Escuteiro recebe uma ordem, deve obedecer alegre e com expressão que explicite vontade, e não com lentidão e de rosto d insatisfação.
O Escutismo é uma escola de civismo.

8ª O Escuta tem sempre Boa Disposição de Espírito

Perdoar é uma forma de dar e o dom é a palavra- chave da amizade e da faternidade. Dar em abundância, saber partilhar, dar-se a si mesmo, é isso que este artido da lei nos convida. Se recusarmos chegar aqui, não passará de um belo slogan. Não é nas paredes que deve ser escrit, mas na própria vida que deve ser gravado.
B.P:
 “O Escuta sorri e assobia nas dificuldades”
“ O homem que se domina a si mesmo e sabe dominar a sua cólera, o seu medo, as suas tentações

9º O Escuta é Sóbrio, Económico e Respeitador do Bem Alheio

O Escuteiro será cuidadoso com o seu vestuário e comos seus afazeres. Será organizado a fim de nada esquecer. Recusar-se-à a atirar fora aquilo que pode ser reparado e recusar-se-à a comprar tudo o que n~zo tem interesse real.
O Escuteiro não deverá fazer ou dizer nada que possa prejudicar a reputação de quem quer que seja. Nada que possa minar, seja quem for, a justa confiança que ele deverá pode guardar em si mesmo. Nada que leve os seus amigos a evitá-lo.
“dar sem medida” – Não desperdiçarmos nem o tempo, nem o dinheiro, nem as palavras, nem os sentimentos, é para que sejamos ricos para podermos dar.

10º O Escuta é Puro nos Pensamentos, nas Palavras e nas Acções

O escuteiros não fica com os bens alheios, se vê que alguém perdeu algo, se ainda for a tempo dá à pessoa, se não entregas os bens da outra pessoa às entidades cpmpetentes.
O conhecimento claro sobre a sexualidade, fará com que este possam ter um “amor livre” sendo puro nos pensamento, nas palavras e nas acções.

Décimo Primeiro Artigo


O Rapaz Escuta

B.P – “ há um décimo primeiro artigo da Lei escuta, um artigo que não está escrito, a saber: O escuta não é parvo”.
Precisámos de ajudar a crescer o Escutismo do décimo primeiro artigo. Ele atingirá a idade adulta portador de uma sabedoria nova e da única mensagem que poderá mudar o mundo. Os seus irmãos não estarão mais juntos de si, mas ele saberá o seu caminho.
Escutámos o velho Livro da Selva da nossa infância «, abrindo bem os ouvidos como um b om Lobito “A aurora começava a despontar quando Maugli descia a colina, sozinho, a caminho desses seres estranhos que se chamam homens.

Todo o Escuteiro, um dia, descerá da colina onde montou a sua tenda e, sozinho, virá tomar o seu lugar entre os homens. O décimo primeiro artigo nessa altura, ser-lhe,é precioso e ajudá-lo-á a testemunhar os outros dez.



Canhotas Amigas  :)


Sem comentários:

Enviar um comentário