quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Novo Programa Educativo


Introduzimos na actividade de sábado passado a Nova Pedagogia, sendo importante que para que os moços a possam compreender e desenvolver os seus objectivos escutistas que comprem um livro quando seja possível a cada pai ( o custo deste é 8 €, que poderão dar-me a mim e comprarei no Depósito de Fardamento Escutista em Coimbra entregando logo na semana seguinte), que equivale ao antigo cartão de progresso nos moldes em que trabalhávamos anteriormente, este novo livro onde explica tudo o que o moço tem que saber e dedica um espaço aos novos objectivos que remetem sobretudo para  progresso enquanto escuteiros e ajuda no seu desenvolvimento pessoal. Para esclarecer aqui vão algumas imagens:








Os moços têm como Mística a Descoberta da terra prometida, sendo que os Moços  aceitam a Aliança que os conduz à descoberta da Terra Prometida.
Neste momento é importante vivermos o Apelo dos Noviços e Aspirantes, ajudando a que este ultrapassem esta fase com sucesso, fazendo assim a promessa que os compromete oficialmente com a nossa fraternidade e na qual passam a ter o direito a usar o lenço de Moço.
Também é importante ajudar todos a descobrir os seus objectivos e ver a forma prática que pretendem aplicá-los para os chefes os puderem validar...estes objectivos advêm do trilho que cada um escolhe que correspondem a três diferentes em cada Área de Desenvolvimento (Física, Afectiva, Carácter, Espiritual, Intelectual, Social). Ao longo do seu percurso vão escolhendo cada vez mais trilhos, de forma a complementar a sua vida enquanto cidadão e enquanto escuteiro, dependendo do que pretendem esperar de cada objectivo a que se propõem.
É um facto de que este programa educativo ainda é bastante novo, até para a equipa de animação, mas estamos a fazer todos os esforços para os compreender e aplicar da melhor forma aos nossos elementos de forma a promover o seu desenvolvimento.
Alguma dúvida, seja dos pais ou dos próprios Moços, podem colocar questão quer aos chefes quer a mim.

Canhotas,
Companheira Inês

Sem comentários:

Enviar um comentário